Os programas de fidelidade no Food Service vão morrer?

Como conhecemos, sim.

Todas as equipes de #marketing vem buscando, cada dia mais, interagir com seus consumidores e aumentar sua afinidade. De fato, os programas de fidelidade são uma grande ajuda, mas de alguma forma são quase todos iguais. O que seu time tem feito para diferenciá-lo dos demais?

Primeiro, seu #restaurante já tem um app para pedidos e fidelidade? Se não tem, corra. Você está atrasado. Hoje em dia, olhamos mais de 80 vezes por dia, para tela do nosso celular, e ver a marca de seu restaurante favorito na tela, ajuda a converter em mais vendas.

Porém, de acordo com estimativas feitas pela Apptopia, em Q2 2021, mundialmente falando, as pessoas gastaram 1.1 bilhões de horas dentro de aplicativos de #food, porém no mesmo período isto representou apenas 13,62% do que foi gasto em #games, ou seja, quase 151 bilhões de horas.

Agora, certamente você deve estar se perguntando o porque você até hoje não anunciou sua marca dentro dos #games . Sim, de fato você deveria ou poderia ter feito, mas melhor do que ter anunciado é trazer seu consumidor para participar do seu #game. Isto, os games são o novo pulo do fidelidade — chega de pontos, cashback ou só compras. Você tem que engajar seus clientes e nada melhor que gameficar para atrair as gerações alpha, Z e até os “cringes” millenials para dentro da sua marca.

Desde 2018, grandes marcas já vêm tratando deste assunto, pricipalmente nos EUA, quando a Domino’s Pizza lançou o game “Piece of the Pie Pursuit“. Ano passado, em 2020, Starbucks lançou em março, o StarLand, um tipo de Realidade Aumentada, como o Pokemon Go, entre outras iniciativas mercado a fora.

Pense “fora da caixa”, claro que fazer um game não é para qualquer marca, mas muitas empresas criam games no formato “white label” e da mesma forma que você assina um app de programa de fidelidade, você pode assinar um game e distribuir para sua marca.

Busque trazer diversão para seus consumidores, vincule benefícios reais a evolução do jogo, fomente os pedidos online, por dentro do próprio jogo. Existem muitas maneiras de criar a diversão junto com este engajamento que todas as marcas têm buscado!

Boa diversão e bons negócios!

Marcio Blak, ajudando empresas de software no mercado de food, varejo & franquias a crescer

Acesse para mais conteúdo: www.foodfranquias.com.br

+20 anos de experiência em gestão empresarial —Especialista no mercado de Tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias

+20 anos de experiência em gestão empresarial —Especialista no mercado de Tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias