Food Delivery - turbine sua operação em 4 passos tech

Nestes últimos meses, o delivery foi de vilão a herói do segmento de Food Service. Muitos Bares & restaurantes não curtiam fazer delivery pois impacta muito em seus processos internos, e mais ainda, numa logística complexa fora dele.

Na minha humilde opinião, o delivery é de fato o canal mais complexo da operação de food.

Em virtude de tudo que passamos, praticamente 100% dos restaurantes que permaneceram abertos ou reforçaram seu delivery ou entraram neste canal. Para sobreviver a este tipo de transformação operacional, o digital foi fundamental e ajudou bastante.

Mas esta transformação digital não cai de “paraquedas”, e sempre deve passar pelos nossos 3 Ps, Processos, Pessoas e Programas — que já falamos em outro artigo.

O que vamos ver neste artigo é sobre como a tecnologia pode te ajudar nesta operação. São 4 os pontos de destaque:

Único Canal

Primeiro é muito importante que você tenha um sistema capaz de interligar os pontos, isto, o recebimento do pedido via aplicativos parceiros, via aplicativos próprios ou site, e até mesmo pelo telefone convencional, é importante que tudo centralize em um único canal e que isto esteja 100% conectado ao seu ponto-de-venda, o PDV.

A partir desta gestão dos pedidos, geralmente numa lista ordenada por horários — mas que permita você reordená-la por outras visões, por exemplo, por região de entrega (ou endereço) e, que você possa geri-la, sabendo da onde e, para onde, cada pedido vai.

Cozinha Interligada

Depois é importantíssimo que sua cozinha esteja interligada ao PDV de forma eletrônica, minha sugestão é sim um KDS, um kitchen display system, atualmente este tipo de sistema substitui — e tem ótimos ganhos em cima dos famosos papeizinhos — das impressoras com pedidos.

No KDS você pode ter a noção exata da quantidade de pedidos, dos produtos a serem feitos e mais, do TEMPO que estão levando para serem produzidos. A informação de saída da cozinha pelo KDS também é fundamental para que quem estiver na expedição consiga saber o que esta pronto e montar os pedidos para os motoboys levarem.

Terceiro Ato: a saída

Este é o terceiro ponto importante, o dispatcher, ou seja, aquela pessoa que fica na montagem dos pedidos, ela vai acompanhar toda a produção numa tela especial, que pode até ser um espelho do KDS, mas em geral é uma mistura daquela fila de pedidos inicial com a produção do KDS, e separar e agrupar os pedidos para os motoqueiros.

Neste caso, um sistema de rotas, pode auxiliar bastante sua equipe própria de entrega. Se você utiliza a logística dos aplicativos, dai não tem muita funcionalidade, mas se a equipe é sua, própria, é fundamental que você consiga organizar de forma otimizada o tempo de ida e volta dos seus entregadores — um app para seus entregadores também ajuda.

Alguns recursos para ajudar na logística do delivery e na divulgação também do seu delivery, são, por exemplo, os mapas de calor, programa de fidelidade, integração com aplicativos próprios, enfim, uma solução completa de delivery é bem complexa.

A jornada total

O quarto é ultimo ponto que gostaria de destacar e, ao meu ver o mais importante, é a experiência do consumidor.

O delivery tem um grau de distanciamento elevado entre consumidor e restaurante, e todo a jornada deve ser muito fluída. Do começo na interface amigável do site ou app que o seu consumidor irá fazer o pedido — só isto já dão uns 3 artigos em separados — ou mesmo do atendimento via telefone, até a chegada do pedido, com direito ao acompanhamento, tudo isto deve ser muito bem refletido para o consumidor possa ter o exato sentimento da jornada.

E claro, o prato deve chegar em perfeito estado, em embalagem apropriada e correto!

Para uma boa implantação e sucesso neste tipo de Transformação Digital, é bom estar acompanhado de uma consultoria tech para melhor orientação. Precisando de ajuda, manda um inbox!

Bons negócios!

Marcio Blak, ajudando o mercado de software de food, varejo & franquias a crescer

Mais conteúdo? Acesse www.foodfranquias.com.br

Assista este vídeo, também em nosso canal Food & Franquias, no youtube

+20 anos de experiência em gestão empresarial —Especialista no mercado de Tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias

+20 anos de experiência em gestão empresarial —Especialista no mercado de Tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias